26 de setembro de 2011

Toalha em Linho para Lavabo

Este trabalho que hoje vos mostro, é exemplo de que por vezes o aproveitamento de materiais usados, também fazem obras bonitas.

Esta barra em croché, pertencia a uma toalha de linho com muitos anos.
Com o tempo e o uso foi-se gastando, mas em contrapartida a renda conservou-se.
Como tinha um pedaço de linho, também antigo mas em bom estado, e com a mesma largura,
resolvi aproveitar a barra em croché, e fazer uma toalha nova.
Sendo assim, cortei a renda do linho, uma vez que este estava pregado a rolinho, e não encontrei outro modo  de o fazer, e separei um do outro conforme a foto vos mostra.


Depois, com uma agulha de croché, fiz um ponto baixissimo para arrematar os pontos cortados.
(Peço desculpa por não ter a foto deste passo)


Alinhavei...




...e com uma agulha de costura e linha fina, costurei a renda ao linho com um ponto invisível.



Na extremidade do trabalho, continuei a prender a renda, e depois virei o avesso para mim, e continuei.




Um ponto no pau da renda,  um ponto no linho, e assim sucessivamente até á outra extremidade.



E vai ficando assim.


Ns costuras laterais, também usei um ponto invisível, e usei o mínimo de tecido possível, para ficarem parecidas com um canudinho.


Depois fiz ponto ajour (como a minha mãe me ensinou: da esquerda para a direita), com 5 fios tirados e 5 fios puxados, pelo lado do avesso.


Por fim, o bordado, todo ele a ponto pé de flor e ponto cheio.


Repeti-o 3 vezes




Aqui, depois de pronto, lavado e passado a ferro.


Valeu a pena? Ok!
Podemos dizer que também "reciclamos" no croché?
Se alguém já fez o mesmo ou parecido, por favor mostre-me que eu divulgo no meu blog.

Beijinhos







6 comentários:

  1. Que lindo que ficou! És uma verdadeira artista Conceição! Tenho que aprender o ponto ajour... não sei fazer! Bjs!

    ResponderEliminar
  2. Olá Conceição!
    Vc é das minhas! rs...
    Também costumo fazer assim; Uso a linha Mercer Crochet e elas tem uma boa durabilidade, que muitas vezes não acompanham as toalhas; então, faço esta substituição e sempre dar certo! Costumo dizer : Vou botar "cara" nova neste barrado" rs...
    Abraços,

    Norminha

    ResponderEliminar
  3. Conceição o trabalho ficou lindo e deu-me muitas ideias.
    É que tenho uma colcha de linho, cujos panos(3) se ligam com entremeios de crochet.
    O mesmo motivo remata toda a periferia.
    É a coisa mais pindérica que podes imaginar, um trapo que se enrodilha e dá um aspeto deplorável ao quarto.
    Se calhar, poderia fazer uma bela cortina, em vez de a ter escondida no fundo de uma arca.
    A tua solução para cortar a renda é um verdadeiro achado.
    Aceitam-se sugestões.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficou maravilhosa ! Nem parece que o barrado foi reaproveitado. Venha conhecer meu bolg. Amo bordado.

    ResponderEliminar
  5. Lindooooo...amei...feliz ideia Parabensss

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...