Olá!
Hoje vou passar a receita da MARMELADA, tal como tinha prometido.
É das receitas mais simples e rápidas que conheço, e com um resultado GARANTIDO.
Passo-a-passo
Para 2 kilos de marmelos - 1,5 kilos de açucar (branco)
- Descasque os marmelos e retire-lhes o caroço e as sementes e vá deitando-os para um recipiente com água fria e umas rodelas de limão (para o marmelo não oxidar, e a marmelada ficar clarinha). Corte-os em gomos conforme a figura 1) e pese-os.
- Num tacho anti-aderente deite primeiro os marmelos e depois o açúcar, e salteie o tacho para que este se mistume bem com os marmelos, conforme a figura 1) assim o demonstra.
Figura 1) |
- Leve o tacho ao lume brando, e vá mexendo de vez em quando, para não torrar, até que o açucar esteja dissolvido, conforme a figura 2).
- De seguida aumenta-se o lume até que os marmelos começem a ferver e ganhar espuma, conforme a figura 3) e figura 4)
Figura 3) |
Figura 4) |
- Reduz-se novamente o lume, porque nesta fase, a marmelada começa a salpicar e corremos o risco de nos queimarmos. Convém daqui para a frente ir mexendo regularmente, porque entretanto a marmelada começa a ganhar o ponto certo. Nota-se quando ao mexer, a colher começa a prender, e a espuma começa a desaparecer. Começa a cheirar a marmelada. Figura 5)
Figura 5) |
- Finalmente reduz-se a puré, mas não muito passada, para não dar aspecto de marmelada industrial. Conforme a figura 6)
Figura 6) |
- Ainda quente, deita-se a marmelada em malgas de barro, cobre-se com papel vegetal e pode-se pôr um pouco ao sol, mas não se torna necessário, pois nesta receita a marmelada quando arrefece, já se pode fatiar.
- Quem quiser congelar, em vez das malgas, utilizam-se tapewares. E voilá. Figura 7)
Figura 7) |
É só saborear.
FIZ e *****
ResponderEliminarParabéns
vou apostar nesta :)
ResponderEliminar