3 de abril de 2014

Taleigos - sacos em tecido com cordão.


Quem não tem um, que levante a mão!
Eu tenho alguns, mas não conhecia o seu verdadeiro nome:

- Taleigo.

Eles servem para arrumar ou transportar tudo.
Tudo aquilo que quisermos:

- Para guardar o pão, feijão ou outras leguminosas secas,
- Porta pijama ou chinelos, roupa interior,
- Bijuteria, relógio etc.,
- Oferecer como embalagem, contendo o presente dentro,
- Livros, revistas, ...etc.

No passado era também utilizado para guardar dinheiro, e
cheio de areia servia para travar as portas, enfim...
utilidades sem fim.


Medidas: 18 x 40 x 6 cm

Forrado e com cordão a apertar, 

Com fundo, para se manter de pé.


♥ Disponível ♥... 5,00 €

♥ Ideias para o dia da Mãe ♥

Porque não?

Outros modelos de taleigos feitos por mim:







Até breve,
beijinhos

Conceição Esteves




6 comentários:

  1. Bem lindos os taleigos!!! Por aqui existem alguns! Bj

    ResponderEliminar
  2. Não os conhecia por esse nome. São lindos! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Mas que lindos taleiguinhos, Sãozita! Adorei os tecidos... que delicados!
    Na minha terra chamam-se ou chamavam-se taleigas, eram de feitas de linho (estopa) e serviam para transportar os cereais (trigo e milho) até ao moinho. Depois vinham carregadinhas de farinha... saudades desse tempo, mas não muitas que era bem amargo... :(
    Beijinhos e obrigada pela linda partilha e pela doce lembrança, já agora... :)

    ResponderEliminar
  4. Conceição eu não conhecia o nome, obrigada pela informação, eu tenho alguns,
    boa semana amiga

    ResponderEliminar
  5. Já disse o quanto gostei dos teus saquinhos!

    Aprovaste a minha reciclagem?
    Fico feliz.
    Muitos beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Eram bastante usados na minha zona, nos "antigamentes".
    Por altura da Páscoa eram usados sacos como esses numa tradição que ainda se usa para aqui, que é "pedir o bolo" aos padrinhos. Quando era pequena, levava um saco de pano (taleigo) a casa dos meus padrinhos e eles punham lá um bolo da Páscoa (tipico do meu concelho), amêndoas e um ou outro presente :)
    Esses são bem giros!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...