16 de novembro de 2010

Leite Creme Torrado com Açúcar

Receita de Leite Creme



Olá!!!

Para quem ainda sente dificuldade na preparação do leite creme, que é uma sobremesa muito comum, aqui vai a receita definitiva.
Tempo de preparação: 20 minutos

Material necessário: 2 tachinhos; 1chávena ou tigelinha; 1 colher de pau; 1 frasco para arrumar as claras que ficarão para outra preparação.

Ingredientes: 0,5 l de leite; 150 gr de açúcar; 1 colher (sopa) de maisena; 1 casquinha de limão; 3 gemas de ovo; canela para polvilhar ou açúcar para queimar, ou ainda caramelo liquido para deitar por cima.

Preparação: Faça ferver o leite com a casquinha de limão e ponha de parte. Num tachinho, e utilizando uma colher de pau, misture o açúcar e a farinha maisena; em seguida, e continuando a mexer com a mesma colher, vá juntando o leite aos pouquinhos de cada vez e mexendo sempre.
Quando estiver tudo misturado, leve ao lume, sem parar de mexer, espere que ferva e, quando ferver, retire do lume. Deite as 3 gemas numa tijela ou numa chávena e, aos pouquinhos, junte-lhes algum creme mexendo sempre com uma colher para não deixar cozer as gemas. Quando tiver a chavena mais de cheia, despeje-a no creme mas devagarinho e sem parar de mexer. Leve de novo ao lume mas não deixe ferver; é só aquecer bem e deixar cozer as gemas. Retire então do lume, deite em tacinhas ou apenas numa taça (como eu fiz) e deixe arrefecer. Só depois de frio é que se deita por cima o açúcar que é queimado com o ferro. Ou então deite-lhe por cima caramelo liquido ou a canela. A casquinha do limão é retirada antes de deitar o creme na taça.
Nota: O leite não engrossa logo com a maisena, só depois que se adicionam as gemas é que fica com a textura final.






1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...